sábado, 7 de janeiro de 2012

As origens do pensamento atual

Que linha de pensamento e quais fontes (livros, deduções pessoais...? O que o levou a pensar que o Deus da bíblia, principalmente o do VT, é o acusador??? Que Moisés é o Ladrão?


Eu não sigo nenhuma linha e pensamento. Digo isto em verdade e sinceridade.

Nunca estudei teologia de nenhuma espécie ou vertente (as teologias sempre seguem uma vertente).  Nunca li nada de filosofia, religiões ou pensadores.

O que sei de bíblia é o mesmo que qualquer cidadão comum aprende nos bancos de uma igreja Batista ao longo de 40 anos de escola dominical e cultos semanais.

O restante que sei, foi de peregrinar pelas igrejas neo-pentecostais em mais 8 anos, ou seja: uma formação Batista e uma vivência neo-pentecostal.

Minha caminhada de discernimento das escrituras 'e puramente pessoal até 2008. Após essa data eu compartilho estes discernimentos com minha mulher, Liege.

Pensamento semelhante a este que tenho não há, ou não conheço. O que há por aí, e não é novidade, pelo que observo, é um pensamento que considera as escrituras como alegorias, e pelo que soube, Orígenes já dizia isto no passado.

Nunca li Orígenes, nem sei se ele discerniu alguma alegoria.

Há doutrinas universalistas que também não são novas e há aqueles que conseguem linkar muito didaticamente as semelhanças alegóricas entre os mitos e as lendas judaicas.

Há também um pastor, teólogo, Olavo, que afirma ser Jeová o falso deus.

Confesso que não li o livro, e tais conceitos não influenciaram meu pensamento. Concordo com ele no seguinte: Jeová é o falso deus.

Participei de uma comunidade da rede social que discutia o tema e é embasada no trabalho desse tal de Pr. Olavo, autor da tese.. acho...

Minha concordância com este cavalheiro acaba na premissa e título do livro, pelo que pude observar do que era dito ou citado na comunidade.

Fico abismado com o fato de estes caras aparentemente terem conseguido se livrar  do Jeová mas continuam submissos à escritura. Na verdade não conseguiram. Continuam escravos da letra morta.


O que me levou a pensar que o deus do VT é o acusador?


A lógica e a verdade contra a qual nada pode ser.

Esses papos de separar o deus do VT e do NT é outro engano diabólico. A letra não deixa dúvidas.

O deus é o mesmo. O mesmo pai do Jesus cujo templo do Salomão é casa do pai dele.

O escravo da escritura morre abraçado na escritura. Ele não vive por Jesus, conforme mente. Ele vive pela escritura.

E morre....



O que me levou a pensar que Moisés é o Ladrão?


Novamente, a lógica e o amor pela verdade.

Para saber quem é o ladrão, basta saber quem veio antes. Está escrito!.. hehehe

E veio antes toda a cambada que até hoje assalta o verdadeiro EVANGELHO a verdadeira BOA NOVA, que não é nem de longe a negociata feita com sangue e riquezas conforme nos ensina a escritura.

Nenhum comentário: